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Exportação de vinhos finos é a melhor dos últimos 8 anos

Nos nove meses deste ano, volume é superior que o mesmo período do ano passado e 225% maior que em 2017

19/10/2021

A vitivinicultura brasileira vive um momento histórico. O setor registra os melhores índices de exportação dos últimos oito anos. De janeiro a setembro deste ano o volume chegou a 6,3 milhões de litros, um incremento de 84,09% em comparação ao mesmo período de 2020 e de 225,88% se comparado a 2017. Voltando a 2014, que em todo ano chegou a exportar 2,5 milhões de litros a alta é de 148%, mesmo com três meses a menos. A percepção da qualidade da produção nacional no mundo todo é uma realidade que vem se confirmando no desempenho comercial. Entre os mercados mais representativos em volume estão o Paraguai, Haiti, Rússia, Estados Unidos e China, sendo que este ano o vinho brasileiro foi para 63 países.

A presença brasileira na mesa do consumidor mundial é fato. E cada vez mais o interesse pelos rótulos brasileiros aumenta diante da diversidade de produtos, tanto em estilos, quanto em preços e variedades. “O Brasil se descobriu como importante produtor de vinhos e espumantes a partir do momento que acreditou no seu trabalho, investiu e compartilhou suas realidades tão peculiares e distintas do resto do mundo. Afinal, somos um país continental que hoje produz vinhos em mais de 20 regiões em 10 estados brasileiros. Essa pluralidade de terroirs é única no mundo”, comemora o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Luis Argenta.

A exportação de espumantes também registra resultado positivo no período com um aumento de 13,88% em relação ao ano anterior, passando de 502 mil litros para 656 mil litros nos nove meses. A expectativa da Uvibra até o final de 2021 é que os números sejam ainda maiores.

Suco de uva segue crescendo

Apesar de o volume exportado corresponder a um terço do de vinhos finos, o suco de uva vem despontando nesses nove meses com um aumento de 204%, ou seja, 2,1 milhões de litros contra 696 mil litros no mesmo intervalo do ano passado. Genuinamente brasileiro, o suco de uva, para muitos mercados, acaba sendo o grande diferencial, aliado aos fatores ligados à saúde.

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