Usuário:  Senha:  
 
  home / associados / premiações / dicionário / quem somos / associe-se / legislação / fale conosco   
 
 
 
Notícias / Miolo projeta safra de qualidade para 2006

Dados Estatísticos

Produção de Uvas

Comercialização de Vinhos
e Derivados

Importação de Vinhos e
Espumantes

Sites Interessantes

Associação Brasileira
 de Enologia


CEFET

Embrapa Uva e Vinho

Ministério do
Desenvolvimento

CONAB

Receita Federal

Ministério da Agricultura,
 Pecuária e Abastecimento

O. I. V. V.

Wines From Brazil

A colheita de uvas iniciou para a Miolo em 31 de janeiro. O intenso frio registrado no mês de setembro retardou o início dos trabalhos no Vale dos Vinhedos em cerca de 15 dias. Os meses de novembro e dezembro foram muito secos e as chuvas que caíram na região em janeiro permitiram a recomposição do estoque hídrico do solo, amenizando os efeitos da estiagem.

As uvas chardonnay, riesling itálico e pinot noir já colhidas apresentaram índice glucométrico (grau babo) entre 18 e 20 graus. As previsões meteorológicas indicam clima seco para os meses de fevereiro e março, o que é ideal para uma melhor maturação das uvas. "O índice glucométrico tem aumentado a cada dia em função do clima seco registrado no mês, o que significa que a maior parte do volume de uvas que começa a ser colhida em meados de fevereiro terá um grau ainda maior, atingindo, provavelmente, 22 graus babos, assim como em 2005", afirma Adriano Miolo, diretor-técnico da vinícola.

O atraso da chegada do frio na região, que este ano foi mais intenso em setembro do que em agosto, beneficiou as variedades de brotação intermediária e tardia, como cabernet sauvignon e merlot,que ganharam em uniformidade e número de cachos por broto. A mesma inversão acabou prejudicando a brotação de alguns cultivares precoces como o chardonnay, que tiveram problemas com a quebra de dormência, provocando uma queda de produção de até 30%.

A Miolo receberá este ano cerca de cinco milhões de quilos de uvas no Vale dos Vinhedos, mesma quantidade do ano passado, cultivadas em 450 hectares próprios e de parceiros.

Fortaleza do Seival

Após fazer irrigação de emergência nos vinhedos da Fazenda Fortaleza do Seival, localizada na Campanha Gaúcha, para evitar que sofressem os efeitos da estiagem de novembro e dezembro, a Miolo está conseguindo colher uvas com a mesma qualidade de 2005. A as variedades pinot noir, chardonay e pinot grigio colhidas a partir do início de fevereiro estão registrando grau babo entre 21 e 23.
A produtividade é a mesma do Vale dos Vinhedos, de seis a oito toneladas por hectare. A estimativa é colher 600 mil quilos, 30% a mais do que na safra anterior. O aumento reflete a entrada em produção de novos vinhedos.

Sobre as condições climáticas da safra

- O comportamento climático anual exerce grande influência sobre a quantidade e qualidade de uma safra de uva. Os cachos de uva que hora colhemos iniciaram o seu desenvolvimento nas gemas dos brotos em crescimento, ainda na primavera de 2004.

- Primavera ensolarada significa que a próxima safra de uva terá um potencial produtivo muito bom.

- Um inverno com muitas horas de frio abaixo de 7,2 ºC interferirá positivamente na brotação das gemas deixadas na poda de inverno.

- Dias ensolarados durante o período de floração garantem uma boa fecundação e frutificação, originando cachos de uva bem formados e com um bom número de bagas. Com reflexos também na facilidade no controle das principais doenças da videira.

- Verão com dias ensolarados e com chuvas abaixo da média garantem a colheita de uvas sadias com maturação (fenólica) desejada.

- As boas condições climáticas são potencializadas quando o viticultor tem bom conhecimento das características genéticas de cada variedade de uva e a do seu comportamento ou reação ao"terroir".

- Este conhecimento de adaptabilidade ao ambiente vitícola aliado ao uso de tecnologia de produção de uva e vinho de alta qualidade permite à Miolo desenvolver a viticultura em regiões propícias para grupos de variedades e extrair dos seus frutos o seu máximo potencial enológico.

 
     
  [ by Alvo Global - Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados ]