Usuário:  Senha:  
 
  home / associados / premiações / dicionário / quem somos / associe-se / legislação / fale conosco   
 
 
 
Notícias / Vinícola Salton preservando o meio ambiente

Dados Estatísticos

Produção de Uvas

Comercialização de Vinhos
e Derivados

Importação de Vinhos e
Espumantes

Sites Interessantes

Associação Brasileira
 de Enologia


CEFET

Embrapa Uva e Vinho

Ministério do
Desenvolvimento

CONAB

Receita Federal

Ministério da Agricultura,
 Pecuária e Abastecimento

O. I. V. V.

Wines From Brazil

Além de fabricar produtos de excelente qualidade, investir em funcionários e tecnologia, a Vinícola Salton possui um projeto de preservação ao Meio Ambiente que consiste na utilização racional dos recursos naturais. Ao construir sua nova vinícola, desenvolveu-se projetos que têm o foco na reutilização e preservação da água e do lixo, bem como, de outros materiais utilizados na indústria. Assim, toda a água utilizada na vinícola, é tratada e devolvida para o meio ambiente conforme as normas da AFEPAN.

No entanto, a preocupação vai mais além. Tendo em vista a importância da formação de uma sociedade mais consciente da preservação ambiental, a Salton oportuniza às escolas uma visitação à vinícola para conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido. Voltado principalmente às crianças de 1ª a 5ª série, a visita objetiva mostrar de forma interativa a relação positiva que a vinícola possui com o meio ambiente. O roteiro consiste em apresentar o tratamento de efluentes, o processo de elaboração de vinhos e espumantes e após é servido um lanche na Cave de Pedra. Somente neste ano, mais de 150 crianças já fizeram o passeio. Para maiores informações e agendamento de visitas entre em contato com o Dpto. De Comunicação através do fone 54 2105 1006 ou pelo e-mail jornalismo@salton.com.br.
Foto: Crianças em visita ao Tratamento de Efluentes

EXCELENTE SAFRA DOS VINHEDOS DA REGIÃO DA CAMPANHA

Há cerca de seis anos, a Vinícola Salton implantou, na região de Bagé e Santana do Livramento, um projeto para ampliar o plantio de uvas viníferas tintas. Através de uma parceria entre a vinícola e os produtores dessa região, a Salton financiou toda a tecnologia, mudas certificadas e insumos. Com cerca de 162 hectares conduzidos em sistema de espaldeira, que propicia uvas de excelente qualidade para vinhos de alta gama, a escolha da região deu-se com base em dados anteriores e também devido a um estudo realizado por uma universidade da Califórnia, especializada em vitivinicultura, que indicava fatores climáticos, solos e topografia favoráveis ao cultivo de videiras.

Conforme Agliberto Bianchi, Engenheiro Agrônomo da Salton, “A presença de pouca chuva desde a metade de janeiro até março, e a suspensão da irrigação feita pelos produtores nos parreirais, trinta dias antes da colheita, favoreceu a excelente qualidade das uvas”. As altas temperaturas que variam de 30º a 35º durante o dia, solo arenoso com teor de argila de 15% a 18%, topografia ondulada, umidade relativa baixa, ventos secos e ótima drenagem do solo, também contribuem para que haja uma boa maturação, já que todos estes fatores são propícios para o cultivo de uvas viníferas tintas.

Nestas últimas semanas de safra, que deve encerrar-se no final deste mês, a Salton está recebendo de Bagé e Santana do Livramento as variedades como Merlot, Tannat, Shiraz e Cabernet Sauvignon, que estão atingindo uma média de 20º a 23º babos e excelente estado de sanidade. Espera-se, que somente esta região, traga à vinícola um milhão de quilos. Com o objetivo de confirmar o potencial destas uvas para a elaboração de vinhos diferenciados, todas as variedades estão sendo vinificadas separadamente.

 
     
  [ by Alvo Global - Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados ]