Usuário:  Senha:  
 
  home / associados / premiações / dicionário / quem somos / associe-se / legislação / fale conosco   
 
 
 
Vinho & Saúde / Suco de Uva na Merenda Escolar

Dados Estatísticos
Produção de Uvas
Comercialização de Vinhos
e Derivados
Importação de Vinhos e
Espumantes

Sites Interessantes
Embrapa Uva e Vinho
CEFET
Ministério do
Desenvolvimento
CONAB
Receita Federal
Ministério da Agricultura,
 Pecuária e Abastecimento
Organização Internacional
 da Uva e do Vinho

Consórcio de Exportação
Associação Brasileira
 de Enologia


Está sendo encaminhado ao Ministério da Educação, pedido para inclusão do suco de uva na merenda escolar em todo o País.

Há muito que se conhecem os benefícios da ingestão do suco de uva, especialmente como reforço alimentar das crianças em idade escolar, o qual contribui com numerosas vitaminas e complexos minerais para nosso organismo, entre eles o cálcio, ferro, potássio e as vitaminas B1, B2, B6 e B12.

O suco de uva contém mais calorias que o leite, uma certa analogia que pode ser levada mais longe; a composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno. é pois, um alimento privilegiado para os períodos de "reconstrução" da fadiga, da anemia e da convalescença.

O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia. Pesquisas recentes confirmam que o puro suco de uva, principalmente o processado a partir de uvas vermelho-roxas escuras, possui concentrações maiores de um composto chamado resveratrol. Esse composto apresenta a capacidade de prevenir a oxidação do mau colesterol – LDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, sendo também um agente preventivo do câncer. Essa substância presente no suco de uva tem a capacidade de inibir as fases de iniciação e crescimento do tumor.

A sua riqueza em vitaminas e sais minerais confere-lhe poder no combate a várias doenças, entre elas:

- Aperiente peitoral, anti- escorbútica, reumatismo, gota, artrite, hipertenção, prisão de ventre, anemia, hipercolesteroemia, depressão, eczema e hepatite. Além disso é diurética, tônica, reconstituinte, ativadora das funções intestinais, vitalizante, mineralizante, antiinflamatória, calmante e adstringente. Por seu alto teor em sais de ferro, o suco de uva é aconselhado no tratamento da anemia. Pelos inúmeros fermentos que contém, a uva favorece a mudança da flora bacteriana do intestino, sendo indicada nas perturbações grastrointestinais. Beneficia todo o aparelho digestivo, combatendo a dispepsia, as flautulências, a atônia intestinal e as fermentações.

O consumo regular do suco de uva, além de ser um hábito saudável, de prevenir e combater doenças, é um de elemento de apoio contra a desnutrição.

 
     
  [ by Alvo Global - Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados ]