Usuário:  Senha:  
 
  home / associados / premiações / dicionário / quem somos / associe-se / legislação / fale conosco   
 
 
 
Vinho & Saúde / Pesquisa comprova benefícios do suco de uva

Dados Estatísticos
Produção de Uvas
Comercialização de Vinhos
e Derivados
Importação de Vinhos e
Espumantes

Sites Interessantes
Embrapa Uva e Vinho
CEFET
Ministério do
Desenvolvimento
CONAB
Receita Federal
Ministério da Agricultura,
 Pecuária e Abastecimento
Organização Internacional
 da Uva e do Vinho

Consórcio de Exportação
Associação Brasileira
 de Enologia


Estudos recentes e preliminares desenvolvidos pela Faculdade de Química da PUCRS demonstram que altas concentrações de resveratrol – molécula orgânica encontrada no vinho – também podem ser identificadas nos sucos de uva ecológicos. A molécula é responsável pela prevenção de doenças como a arteriosclerose, o câncer e complicações do coração. De acordo com o coordenador da pesquisa, professor André Souto, as amostras analisadas demonstram que esse tipo de suco apresenta maiores teores de resveratrol do que os comerciais.

Souto explica que a diferença pode ser atribuída ao processo de fabricação do suco e ao tipo de cultivo da uva. Na preparação dos sucos comerciais, por exemplo, emprega-se o aquecimento direto, já no ecológico o vapor é utilizado para evitar a degradação do fruto da videira. Além disso, no cultivo da uva ecológica não são aplicados defensivos agrícolas.

As videiras da espécie Vitis vinifera parecem apresentar uma concentração maior do composto. Os vinhos e sucos produzidos a partir das variedades tintas apresentam concentrações relativamente elevadas, enquanto vinhos rosados e brancos mostram teores mais baixos. O próximo passo será investigar os motivos da alta concentração da molécula nos sucos ecológicos. A idéia é coletar amostras em várias regiões do Estado para comprovar a hipótese de que esses sucos contêm mais resveratrol do que o vinho.

Conforme o biólogo, a vantagem é que as pessoas proibidas de consumir álcool teriam a opção de encontrar o composto em sucos de uva. "No futuro, a indústria farmacêutica poderá utilizar o resveratrol como matéria-prima para desenvolver medicamentos", conclui. A pesquisa teve o apoio da Fapergs e contou com a participação dos bolsistas do curso de Farmácia Alessandro Jäger e Renata Terra.

Contatos com a Assessoria de Comunicação Social da PUCRS pelos telefones (51) 3320-3503 e 3320-3500, ramal 4313, ou pelo e-mail ascom@pucrs.br. Estas e outras notícias podem ser encontradas no site www.pucrs.br/imprensa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM

 
     
  [ by Alvo Global - Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados ]