Usuário:  Senha:  
 
  home / associados / premiações / dicionário / quem somos / associe-se / legislação / fale conosco   
 
 
 
Vinho & Saúde / O vinho diminui as chances de obstrução nos basos, breca tumores e combate o herpes

Dados Estatísticos
Produção de Uvas
Comercialização de Vinhos
e Derivados
Importação de Vinhos e
Espumantes

Sites Interessantes
Embrapa Uva e Vinho
CEFET
Ministério do
Desenvolvimento
CONAB
Receita Federal
Ministério da Agricultura,
 Pecuária e Abastecimento
Organização Internacional
 da Uva e do Vinho

Consórcio de Exportação
Associação Brasileira
 de Enologia


O vinho diminui as chances de obstrução nos vasos

As formas de atuar do resveratrol no homem são variadas. "A ação antioxidante já foi comprovada cientificamente para todo o organismo, principalmente no que diz respeito ao coração", afirma o cardiologista paulistano Ronaldo Leão Abud. Em primeiro lugar, a substância é capaz de inibir a oxidação do LDL, o colesterol mau. Quando oxidada, essa molécula nociva tem ainda mais facilidade para se depositar nas artérias até obstruí-las, provocando um infarto – ou, se o acidente acontecer na cabeça, um derrame.

Artérias sem placas

Além disso, o resveratrol dificulta a agregação das plaquetas, células sangüíneas que correm até um determinado local de uma artéria quando nela há uma lesão. Normalmente as plaquetas se concentram na região danificada com o objetivo de formar um tampão para estancar o sangue. Mas esse congestionamento, em um vaso já estreitado pela gordura ali depositada, pode causar uma obstrução fatal.
Essas ações da substância do vinho são comprovadas por trabalhos que mostram o que ocorre nos vasos sangüíneos de quem tem o hábito de bebê-lo. O cardiologista Protásio Lemos da Luz, do Instituto do Coração, em São Paulo, coordenou um estudo citado por todos os médicos entrevistados para esta reportagem. O especialista pegou três grupos de ratos e serviu a um deles um pouco de vinho tinto.

A outro o pesquisador ofereceu suco de uva. O terceiro grupo, coitado, ficou a seco. Ao final de 12 semanas, os ratinhos alcoolizados e os que tomaram suco de uva pareciam estar mais saudáveis. "Concluímos que essas duas bebidas são capazes de reduzir a formação de placas de gordura", escreveu Lemos da Luz. São exatamente essas placas que podem acabar entupindo uma artéria.

A substância da uva pode brecar tumores

O experimento coordenado por Protásio Lemos da Luz não faz distinção entre o resveratrol e as outras substâncias do vinho tinto. "Ainda não está totalmente esclarecido se é essa molécula ou o conjunto dos componentes da bebida que age contra as placas de gordura", diz o médico. Mas grupos de estudo de vários países estão mergulhados em evidências de que o resveratrol tem diversos efeitos benéficos. Entre eles uma provável ação contra o desenvolvimento de tumores.

O primeiro especialista a levantar essa hipótese foi o oncologista John Pezzuto, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Em um trabalho de 1997, Pezzuto provou que o resveratrol "tem ação antioxidante e antimutagênica". Ou seja, por um lado evita as moléculas de radicais livres, que podem induzir ao câncer. Por outro, inibe mutações genéticas que disparam um tumor. "Deduções assim se baseiam em experiências de laboratório. É cedo para dizer que existe esse efeito protetor em seres humanos", avalia, cauteloso, o oncologista Gilberto Schartsmann, da Fun-dação Soad, em Porto Alegre.

Goles contra o herpes

Uma outra investigação, realizada por cientistas da Universidade Northeastern Ohio, nos Estados Unidos, sugere que o resveratrol pode se tornar um bom remédio contra o herpes. A substância se mostrou capaz de inibir a multiplicação do vírus que provoca a doença, dizem os pesquisadores americanos.

Mas isso não quer dizer que a molécula seja considerada um antiviral. "Ela combate a inflamação, mas não destrói o vírus em si", afirma Ronaldo Leão Abud. Os cientistas ainda degustarão muitas pesquisas. Por enquanto, o certo é que um cálice de vinho na refeição pode oferecer um brinde pra lá de saudável.
Fonte: Revista Saúde

 
     
  [ by Alvo Global - Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados ]